Tu Bishvat

Por que o nome “Tu Bishvat”?

 

“Tu” em Hebraico é “טו”. A numerologia da letra “ט” é 9 e a letra “ו” é 6, totalizando o número 15. Assim sendo o nome da festa vem do dia 15 (Tu) do mês de Shvat.

 

 

Durante quanto tempo comemoramos a festa?

 

Essa festa é comemorada somente num único dia, que cai, este ano, no dia 21 de Janeiro

 

 

Por que Tu Bishvat?

 

Segundo a Torá oral existem 4 dias no ano que são chamados de Rosh Hashana (cabeça do ano). Cada um deles representa o começo do ano a respeito de um tema especifico. No 1º de Nissan é o começo do ano dos reis e das festas; o 1º de Elul é o começo do ano em relação ao dízimo dos animais; o 1º de Thisrei é o começo do ano em relação a conta dos anos e o dia 15 de Shvat é o começo do ano para as árvores. O motivo de ser justamente nesse dia é porque, segundo o Talmud, até essa época já caiu a maioria das chuvas do ano e já começam a crescer os novos frutos das árvores.

 

 

 

Como comemoramos Tu Bishvat?

 

Nesse dia costumamos comer frutos (se possível típicos de Israel) e, especialmente, os frutos que foram mencionados no versículo da Torah: “Terra de trigo e cevada, de parreira, de figueira e de romeira (romãs), terra de oliveira e tamareira”. Há quem costume plantar novas mudas nesse dia.

 

 

O que Tu Bishvat nos ensina?

 

Não é à toa que comemoramos o Ano Novo das árvores. Existe uma grande ligação entre nós e a árvore.

O homem é como uma árvore do campo. Da mesma forma que a árvore necessita de raízes fortes para ter um fruto bom, o homem precisa de uma boa base de valores para si em sua casa para que ele tenha “frutos” bons, que possam sair bem preparados para a vida.

Makom

contato@makombrasil.com.br

Tel: (11)33849804

        (11)25794857

        (11)966983292

  • Google+ Clean
  • facebook